Você está em:

ARTESANATO

Antônio Prado vem valorizar não só do patrimônio edificado, mas também a cultura popular através do patrimônio imaterial, os registros de manifestações culturais do município como dos grupos folclóricos de descendência italiana, o dialeto presente diariamente pelos moradores locais, além do artesanato que preserva muito das feições dos antigos hábitos dos imigrantes.
Por ser uma cidade histórica, o município preserva costumes que em tempos remotos caracterizavam-se como utilitários fundamentais. Os imigrantes que aqui chegaram confeccionavam seus utensílios, suas vestimentas, seus objetos de decoração. O capricho e a dedicação no desenvolvimento dessas técnicas garantiram que essas pudessem ser passadas de geração a geração. A continuidade no desenvolvimento dessas técnicas e a modernidade pela qual todos fomos submetidos, fez com que esses utensílio hoje recebesse o nome de artesanato.
O artesanato de Antônio Prado conta com inúmeros artefatos, destacam-se o crochê, o macramé, e principalmente a técnica do frivoletê, extinta em muitos lugares. A palha de milho é outro artigo que permite que o artesão expresse a sua criatividade, através da confecção de objetos que expressem a identidade do imigrante. A trança da palha de trigo, utilizada para criação de materiais que a representam a cultura italiana, como os chapéus e as “sportas” (bolsas), lindas peças que retratam antigos hábitos e costumes dos imigrantes italianos. O tricô é outra especialidade do artesanato local, pois através da lã, confeccionam-se mantas, agasalhos e ponches que associados ao frio da região garantem a difusão da atividade, muitas vezes tida como hobbie da população local.
O artesanato de Antônio Prado tem como objetivo retratar a identidade local, dentre eles destaca-se o Centro Histórico (casas tombadas), os lambrequins (marca da arquitetura local), a gastronomia, e os próprios imigrantes retratados em palha de milho.
Além da diversidade nos produtos artesanais, um ponto fundamental que permeia e traz ao produto confiança por parte do comprador, é a qualidade dos artefatos criados, o que indica que a mão-de-obra desses artesãos vem se qualificando com anos de trabalho, sendo na maioria dos casos, passado de geração em geração.
Rua Francisco Marcantônio, 57 - Antônio Prado/RS - CEP: 95250-000 Telefone: (54) 3293.5600
Antônio Prado - RS - A cidade mais italiana do Brasil - Copyright 2013 - Todos os direitos reservados